Foto: Paulo Rossi
O primeiro edital da política municipal do Cultura Viva do Crato destinado para o fomento dos pontos de cultura do município, cujo resultado foi divulgado no final de 2022, ainda não foi pago pela prefeitura. A Secretaria de Cultura realizou reunião no último dia 03 de Março orientando sobre prestação de contas e previsão de pagamento.
O atraso tem gerado indignação nos representantes dos pontos de cultura. O valor do fomento é de R$ 4.000,00, recurso insignificante para uma política de fomento de cidadania cultural, segundo os representantes, tendo em vista que esse valor é o que é pago para cachês de apresentações artísticas.
Para Regiopidio, da Academia dos Cordelistas do Crato, “mais uma vez os agentes culturais da cidade do Crato se encontram decepcionados com a administração municipal por conta do atraso do repasse das verbas do edital dos pontos de cultura do município, que deveria ter sido feito em dezembro de 2022”. Ele conta que esse atraso gera transtornos, e que “ a verba poderia ser utilizada em compra de equipamentos ou promoção de eventos, a programação feita inicialmente foi de água abaixo para a maioria dos pontos: reajustes de preços, prazos para eventos de data certa, vencimento das certidões e outros inconvenientes são resultados da demora no pagamento do edital”.
Sobre a situação, o Secretário de Cultura do Crato, Amadeu de Freitas, informou que “a previsão de pagamento até o dia 10 de março foi feita antes da entrega das certidões atualizadas. Após o encaminhamento dos processos para a Secretaria de Finanças eles seguem o trâmite regular de liquidação na Contabilidade, análise na Controladoria e depois retorna para a Tesouraria para pagamento. Essa é a razão de não ter sido concluído o pagamento ainda”. Afirma, ainda, que falou “com a Controladora Adjunta para pedir agilidade na análise dos processos”. Finaliza afirmando que “dos 28 Pontos de Cultura selecionados no edital, 25 entregaram a documentos e já estão cumprindo o trâmite”.
Os pontos de cultura seguem no aguardo.