Foto: Gabriel França
A Comissão Municipal do Cultura Viva do Crato se reuniu na última terça-feira (25), na sede do Coletivo Camaradas, com o Secretaria de Finanças e Planejamento do Município, André Carvalho, o secretário de Cultura, Amadeu de Freitas, a vereadora Mariangela Bandeira e a presidenta do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Crato, Fabiana Gomes.
A reunião iniciou os diálogos entre a gestão municipal e o movimento cultural sobre a destinação dos 2% do orçamento do município para Cultura. O Secretário André Carvalho escutou os representantes dos Pontos de Cultura para entender as propostas e as demandas do setor.
Dentre as reinvindicações, estão a recuperação e adequação dos equipamentos culturais do Município que estão precários e que precisam se adequar às linguagens artísticas e as condições de acessibilidade.
No Conferência Municipal de Cultura foi referendado a destinação dos 2% do orçamento para Cultura com execução a partir de 2024 e a criação de Lei que disponha sobre a destinação dessa porcentagem, sendo 50% para a política de fomento artístico-cultural. Desde 2007, o município do Crato destina menos 1% do orçamento em cultura.
Foi pactuado na reunião da terça-feira (25) que a Comissão Municipal do Cultura Viva deverá se reunir novamente com a gestão municipal na segunda semana de maio.
A luta pelos 2% do orçamento para Cultura teve início no Crato, nas eleições de 2012, em que foi assinado uma carta compromisso com a Cultura pelo candidatos a prefeito. O Crato previa além dos 2%, a criação do Sistema Municipal de Cultura que foi que criado em 2014 e a Lei do Cultura Viva (Pontos de Cultura), que foi conquistada em 2021.