O Território Criativo do Gesso possui as mais diversas intervenções urbanas, desde a fundação do Coletivo Camaradas muitos artistas utilizaram os muros do território para a manifestação artística. A Mostra IP e a Mostra Urbana, que possuem intervenções urbanas, como também o Poste Poesia, são ações importantes de manifestações artísticas realizadas no Gesso periodicamente.
As manifestações artísticas auxiliam para a construção de uma narrativa do local, uma vez que são produzidas pelos moradores ou pensadas através das memórias destes. Para o arte-educador e morador do Gesso, Cristiano Ramos, as intervenções evidenciam o engajamento da comunidade e auxiliam para construção de um orgulho de morar na localidade.
O geógrafo e integrante do Coletivo Camaradas, Ricardo Alves, atuou nas intervenções através das técnicas de grafite, grafite em stencil e lambe-lambe, acreditando na potência da intervenção urbana como uma fonte inspiradora para discutir a cidade. Segundo ele é o momento que os moradores param e observam a comunidade, afetando positivamente o olhar sobre o espaço.
“É interessante pensar na arte dentro da comunidade como um espelho, havendo certamente um reflexo das memórias e um pouco da história daquele espaço e das pessoas que ali estão e juntamente a isso também ver como paredes e muros que antes traziam lembranças negativas possam trazer novas mensagens”, foi o que falou a artista Jessyca Santos (Sereia) que também realizou intervenções no Território Criativo do Gesso.
Alguns nomes como Marquinho Abu, Charles Lessa, Nivia Uchôa, Wanderson Petrova, Suyane Oliveira, Livio do Sertão, Andson Andrade, Elaine Maciel, Pixote, Skinny, Carlos Henrique Soares e Franklin Lacerda já participaram de intervenções.