Foto: Giordano Vale
Aconteceu ontem (11) a tarde o Ato da Cultura, na Praça São Vicente, em Crato. Organizado pelo Festival Internacional Sindicato da Performance, Quebrada Cultural e diversos segmentos do setor cultural caririense, a manifestação pautou a reivindicação da destinação de 2% do orçamento do município de Crato para a Cultura.
Essa luta pelos 2% do orçamento teve início em 2012 e tem ganhado força nos últimos meses a partir da rede dos Pontos de Cultura – Cultura Viva, que tem promovido debates, lives, reuniões com o poder público e ocupado as redes sociais. Para Lívio Pereira, organizador do Festival Internacional Sindicato da Performance, o ato foi proveitoso, pois permitiu que muitas pessoas tivessem acesso a essa causa.
Participaram da ação pontos de cultura, coletivos, o movimento hip hop, inscritos no Festival e artistas contemporâneos, entre outros. Estiveram presentes cerca de 120 pessoas, além das que passavam pelo local e dos trabalhadores que estavam ao redor durante o horário comercial.
Na última Conferência Municipal do Crato foi referendado a criação de lei para destinação dos 2% do orçamento para Cultura, com previsão de 50% para a política de fomento artístico e cultural. Foi solicitado também requalificação e funcionamento dos equipamentos culturais. Atualmente, alguns estão fechados e outros se encontram em condições precárias.