Foto: Comissão formada por representantes do Movimento 2% para Cultura junto a Pontos de Cultura.
Comissão formada por representantes do Movimento 2% para Cultura junto a Pontos de Cultura se reuniram com o Prefeito do Crato, Zé Ailton, o Secretário Municipal de Cultura, Amadeu de Freitas, e o Secretário de Finanças e Planejamento do Município, André Carvalho, na última segunda-feira, 12, no gabinete do Prefeito, com o intuito de discutir sobre a destinação de 2% do orçamento municipal para a Cultura.
O Prefeito escutou a fala de oito representantes da Comissão que apresentaram argumentações sobre a importância da Cultura para o desenvolvimento social e econômico do município e falaram sobre a situação e as demandas dos equipamentos culturais da cidade e a necessidade de executar o Plano Municipal de Cultura que deverá ser aprovado esse ano na Câmara Municipal como resultado das deliberações da Conferência Municipal de Cultural realizada em Março. A Conferência referendou a criação da Lei de destinação dos 2% do orçamento do município para Cultura.
O prefeito criou um grupo de trabalho constituído pelas Secretarias de Cultura e de Finanças e Planejamento do Município para estudar o caso e apresentar uma proposta para o Movimento. A luta pelos 2% para Cultura é retomada a nível nacional e é uma das propostas apresentadas no Plano Plurianual do Governo Federal. No Crato, o movimento cultural defende essa proposta desde 2012.