As batalhas de rimas são polos aglutinadores de jovens que se reúnem para disputar através de versos improvisados. As batalhas acontecem normalmente em espaços abertos. As ruas, praças e quadras vão se tornando palcos. As poesias das disputas seguem a musicalidade do rap, as batidas dos beats são acompanhadas da denúncia social e do desejo de igualdade, apesar de existir um duelo, os jovens mantém um clima de fraternidade e incentivo. No Crato, a Batalha do Cristo, tem se destacado como um movimento importante de ocupação do espaço urbano e de movimentação juvenil.
A Batalha do Cristo atualmente é organizada por Ícaro Sousa, Levy Lima, Yuri San, Thales Eijan, Lana Oliveira, Larissa Lopes e Pablo Vinicius. A primeira edição do encontro aconteceu em dezembro de 2017, na Praça Cristo Reis. Em cada edição batalham cerca de 08 a 16 jovens, chamados de MC´s. O evento reúne cerca de 150 a 300 participantes. A maioria das edições foram realizadas apenas com uma caixa de som e microfones emprestados. A edições mais recentes foram realizadas no espaço do Centro Cultural da RFFSA.
A Batalha do Cristo hoje já tem seus próprios equipamentos fruto da parceria com o Coletivo Camaradas, a organização foi beneficiada com o edital de Prêmio de Fomento Cultura e Arte do Estado Ceará, da Secult/CE, através da Lei Aldir. A aquisição desses equipamentos proporcionou maior autonomia e protagonismo para o grupo que tem contribuindo para a democratização da poesia e da ocupação criativa da cidade.