O Coletivo Camaradas realizará, na tarde desta segunda-feira (16), reunião com diversos pontos de cultura da cidade de Crato, para tratar de estratégias e ações para o ano de 2023. O encontro acontece na sede do coletivo, localizado no Gesso, às 14 horas.
Com a aprovação do projeto “Agitprop – Cultura Viva Crato” em edital da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, o Coletivo busca agora reunir os pontos de cultura para juntos criarem uma rede municipal do Cultura Viva com a articulação, visibilização e desenvolvimento de ações. Através da realização de seminários, lives, rodas de conversa, feiras, apresentações artísticas e uma comunicação ativa, o projeto visa discutir a cultura de base comunitária e garantir o direito fundamental à cidade.
Atualmente, a cidade do Crato possui 37 pontos de cultura, sendo destes 31 certificados pelo próprio município e 6 certificados pelo estado. Estes pontos representam diversas localidades e bairros, por isso a sua integração e interlocução é importante e garantirá uma base comunitária plural e humanamente diversa, organizada por meio de parcerias e trocas de saberes e fazeres. O projeto “Agitprop – Cultura Viva Crato” é uma forma de atuação política, democratizando processos estéticos, artísticos, literários e culturais.