Foto: Entidades do Gesso
Comissão formada por entidades que atuam no Território Criativo do Gesso visitou na última semana as secretarias de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hidrícos, Serviços Públicos e de Urbanismo e Meio Ambiente com o intuito de resolver os problemas de descumprimento da Lei do Sítio Urbano do Gesso ( Lei Municipal 3.612/2019), no Crato. O Sitio Urbano do Gesso é uma area compreendida entre a estação do Metrô e a Escola Violeta Arraes, nas margens da linha férrea, que deve ser cuidada para o plantio comunitário de frutíferas e medicinais.
De acordo com os representantes das entidades, a Lei do Sítio Urbano vem sendo descumprida pela Prefeitura Municipal do Crato. A Lei prevê que o Município garanta apoio técnico e insumos. Uma das reclamações são os serviços de capinagem, limpeza e podagem da área.
A Comissão manteve contato com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Givaldo Gonçalves da Silveira, que se comprometeu em enviar equipe para fazer levantamento técnico da situação do Sítio, entre os dias 15 e 19 deste mês e o envio de 01 carrada de adubo, até o dia 30.
Na Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, a Comissão deixou contato para agendamento, já que o secretário George Borges se encontrava em reunião. Em relação à Secretaria de Serviços Públicos, foi mantido contato com o secretário Cícero Antônio (Tota Lobo). No sábado (13), a Secretaria já enviou trabalhadores e deu início ao processo de capinagem da área.
Foi encaminhado abaixo-assinado ao prefeito no Crato, no ínicio de março, com demandas do Sítio Urbano e da Quadra do Gesso, até o momento o gabinete do Prefeito não deu nenhuma resposta.
A Comissão que visitou as secretarias foi contituida por representantes dos Pontos de Cultura: Nova Vida, por meio de Hermano José de Sousa, Paraíso dos Caipiras, por meio de Suelanho Alencar e Terreiro do Mestre Roxinha, por meio de Rosenana Saraiva.