Imagem: internet
O ponto de cultura Instituto Cultural do Cariri (ICC) exibe e debate, nesta sexta-feira (28), às 19h30, o documentário “Cego Aderaldo – O Cantador e o Mito”, do cineasta Rosemberg Cariry. O encontro acontece na sede do ponto, em Crato, e contará com a presença do diretor.
Em release enviado à imprensa, o ICC destaca que o documentário, de 2012, “versa sobre a poesia cantada e improvisada do Brasil, na vida do Cego Aderaldo, cratense (1878-1967), saudado como personagem da dimensão de Padre Cícero e Lampião pelas grandes capitais”.
Reconhecido como um “artista extraordinário, inovador e criativo”, as lutas e vitórias de Cego Aderaldo estão presentes no filme, que mostra “as dimensões do homem que, superando todas as adversidades, alcança a glória para tornar-se mito”. Para a realização do documentário que possui pouco mais de 1 hora de duração, Rosemberg se inspirou na biografia que escreveu sobre o Cego Aderaldo, considerada a mais completa, publicada em um livro que conta com mais de 800 páginas.