Foto: Divulgação
No próximo dia 15 de dezembro, sexta-feira, às 18h, o Centro Cultural do Cariri recebe a poeta e artista Zulmira Alves Correia, para o lançamento do livro “As cartas de Maria”. Nele, a autora apresenta, em versos, os capítulos de uma partida.
Inspirada em um compilado de histórias que ouviu quando era criança, a autora adentra a geografia sentimental da ausência, trazendo correspondências poéticas de uma mulher, no Sertão do Nordeste, que precisou partir de sua casa para seguir os caminhos da própria vida e o amor por um andarilho. Os poemas são apresentados em forma de cartas, escritas por Maria à mãe que ficou na antiga morada; são também relatos de uma mulher calejada pela morte dos filhos que mal chegavam a nascer. Nessa obra, Zulmira revela, com pungência, a vinculação persistente das pessoas, através de dores e afetos, a suas origens.
“O livro ‘As cartas de Maria’ é um compilado de histórias que ouvi quando menina, histórias que envolvem muitas Marias, minhas bisavós, ambas Marias, do meu bisavô Manuel, da minha avó Tereza, meu avô Raimundo, e minha mãe, Cícera”, explica ela, que mistura realidade e ficção na obra vencedora do V Prêmio Cepe Nacional de Literatura, na categoria poesia, da Companhia Editora de Pernambuco.
Sobre a escritora
Zulmira Alves Correia (1997) é escritora, artista interdisciplinar, designer e pesquisadora. Sua prática artística e literária baseia-se em referências autobiográficas, destacando as relações afetivas, ritualísticas, ancestrais e de memória nas obras. Zulmira foi a autora mais jovem e única nordestina a levar o prêmio V Prêmio Cepe Nacional de Literatura, da Companhia Editora de Pernambuco, na edição 2020. Voltou a publicar em 2023, com seu segundo livro “Abissal” pela Editora Patuá. Em sua prática literária já foi publicada em mais de vinte antologias de contos e poesias, que incluíram o Prêmio Poesia Agora 2020 e o Prêmio Internacional Mulheres das Letras.
Imagem: Divulgação