Luiz Renato de Souza Pinto nascido em Maringá-PR é um artista que virou professor. Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001), Mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e Doutorado em literaturas de língua portuguesa pela UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Atualmente é efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso, trabalhando no Campus Octaíde Jorge da Silva, de Cuiabá – MT.
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Mato Grosso, Literatura, Leitura, Poesia, Literatura Negro-brasileira e Cultura. Como historiador pesquisa a obra de José de Mesquita, presidente da Academia de Letras de Mato Grosso por mais de quarenta anos.
É estudioso do novo romance histórico brasileiro, especialmente a obra de Ana Miranda. Atua também na área de crônicas sobre autores e obras de literatura contemporânea, ministrando cursos de Literatura com ênfase em Escrita Criativa. Participa do Grupo de Estudo e Ensino de Linguística e Literatura (GEELLI) do IFMT, como pesquisados de Literaturas de Escrita Feminina.
Publicou obras como Cardápio Poético (poesia/1993); Matrinchã do Teles Pires (romance/1998); Flor do Ingá (romance/2014); Duplo Sentido (crônicas/2016); Gênero, Número, Graal (poesia/2017). Xibio (romance/2018) e A filha da outra (novela/2020).