O Território Criativo do Gesso recebe nesta quarta-feira, dia 1 de junho, a apresentação do Maracatu Raízes. A atividade está na programação do ano de 2022 do Centro Cultural Banco do Nordeste, em parceria com o Coletivo Camaradas. O espetáculo está aberto ao público em geral e vai ocorrer no Terreiro do Coletivo Camaradas, com início às 18 horas.
O Maracatu Raízes é um grupo de tradição, cultura popular e resistência, que foi idealizado em 2012 por Beto Ribeiro e sua esposa Adriana Alencar. Após 30 anos participando de Maracatus em Fortaleza, o casal retorna para o Crato e nasce o Raízes. O grupo retrata a celebração da coroação da rainha negra, com sua corte real, trazendo coreografias teatralizadas com releituras de músicas de compositores de Maracatu e ritmos regionais.
De acordo com Beto Ribeiro, arte-educador e mestre do Maracatu Raízes, as apresentações na comunidade do Gesso fornecem a oportunidade de levar a experiência e pesquisa do Maracatu até as pessoas que ainda não conhecem essa tradição popular. Além de trazer uma atividade artística para envolver as pessoas que se identificam, contribuindo com o fortalecimento do Maracatu.
As performances são realizadas em eventos com locais fechados e abertos, cortejos nas ruas, shows de palco, palestras e apresentações sobre os aspectos históricos do maracatu, workshops, oficinas, entre outras intervenções. O grupo é aberto a quem deseja integrar como brincante e é composto por crianças, adultos, educadores, universitários, músicos e profissionais de dança.
2 comments
Ansiosa por este espetáculo da Maracatu Raízes.
Estarei lá
Quanto é maravilhoso dançar no maracutú!!
Fui abraçada por ele, e hoje é só gratidão.
“Na soleira do tempo, no batuque do som…
Marcatú Solar eu vim me apresentar oh senhor, senhor…!!”
Nêga do maracatú solar!!
Lúcia Arnaud.