Foto: Arquivo/Coletivo Camaradas
O Sindicato da Performance, a Quebrada Cultural e diversos segmentos do setor cultural da região do Cariri realizarão nesta quinta-feira (11), às 16 horas, na Praça São Vicente, no Crato, a Marcha da Cultura. A manifestação tem como pauta central a reivindicação da destinação de 2% do orçamento do município para a Cultura.
A luta pelos 2% do orçamento teve início em 2012 e tem ganhado força nos últimos meses a partir da rede dos Pontos de Cultura – Cultura Viva, que tem promovido debates, lives, reuniões com o poder público e ocupado as redes sociais.
De acordo com os organizadores da Marcha, esse é um excelente momento para que as trabalhadoras e os trabalhadores da cultura de toda a região do Cariri possam se somar para ocupar as ruas com suas reivindicações e com sua arte. Devem participar da marcha artistas, coletivos, grupos da tradição, crews, pontos de cultura, gestores, produtores culturais e pesquisadores da área.
Foi referendado na última Conferência Municipal do Crato a criação de lei para destinação dos 2% do orçamento para Cultura, com previsão de 50% destinado para a política de fomento artístico e cultural. Outra reivindicação do setor é a requalificação e funcionamento dos equipamentos culturais. Atualmente, alguns equipamentos estão fechados e outros se encontram em condições precárias.