Foto: Ricardo Alves
Na tarde da última terça-feira (04), às 17 horas, representantes dos pontos de cultura, artistas, produtores culturais e sociedade civil da cidade do Crato marcaram presença no auditório do Instituto Cultural do Cariri (ICC), para debater a necessidade da destinação de 2% do orçamento do município para a Cultura e continuar a luta em busca deste objetivo.
Na ocasião, estiveram presentes os vereadores Marconde da Vila, Mariângela Bandeira e Luis Carlos Saraiva, além do Secretário de Cultura do Município, Amadeu de Freitas. Durante a reunião, foi discutida a possibilidade dos vereadores entrarem com projeto propositivo para ser encaminhado ao executivo, foi encaminhado uma solicitação de audiência pública na Câmara Municipal e uma audiência com o prefeito. Foi assinado também documento a ser encaminhado ao prefeito Zé Ailton Brasil.
O presidente do Instituto Cultural do Cariri (ICC), José Flávio Vieira, foi contundente em dizer que o município precisa investir na Cultura, falou da precariedade dos equipamentos públicos e afirmou que a luta pelos 2% é uma luta pela cidade. O advogado Hermano José de Sousa, presidente do ponto de cultura Nova Vida, falou da importância do investimento na cultura e da dificuldade de desenvolver os trabalhos na área em que atua. Já Jéssika Kariri, do ponto de Cultura Aldeias falou sobre o movimento e que ele deve se manter unido, ainda afirmou que 2% é pouco diante da grandeza territorial e cultural do Crato.
Além destes, o promotor de justiça e escritor Nivaldo Magalhães disse que o aspecto jurídico deveria ser fortalecido pela luta política dos movimentos sociais da cultura e Amadeu de Freitas reconheceu que a luta é justa, mas afirmou que é preciso haver uma negociação por conta do impacto no orçamento do Município. Por fim, Alexandre Lucas, do Coletivo Camaradas, fez um histórico da luta por mais investimentos no setor cultural no município e disse que esse movimento teve início em 2012.
Você pode contribuir também no movimento. Basta fazer um vídeo curto falando sobre a importância do investimento na cultura para o desenvolvimento econômico e social e a promoção da cidadania cultural cratense. Poste nas suas redes sociais e envie em grupos.