Comissão composta por representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Crato, Conselho Estadual de Políticas Culturais do Ceará, Comissão Cearense do Cultura Viva, Comissão Municipal do Cultura Viva, OAB e representantes do Pontos de Cultura Coletivo Camaradas, Aldeias, Grunec, Procem, Terreiro das Pretas, Instituto Cultural do Cariri – ICC se reunirão na sede do Grunec, na ultima segunda-feira, 01, pela manhã para definir uma posição no tocante a defesa da destinação dos 2% do orçamento municipal para cultura. A reunião contou também com a presença do Secretário de Cultura do Município, Amadeu de Freitas.
O movimento definiu a necessidade de um diálogo com o prefeito do Crato. O Munícipio tem que encaminhar até o dia 12 de julho, o Plano Municipal de Cultura aprovado pela Câmara Municipal, a destinação deve está prevista no Plano e posteriormente ser instituída lei complementar regulamentando o orçamento da cultura na cidade.
A ideia é que possa existir um acordo para que o percentual dos 2% possa ser criado de forma progressiva. Um das preocupações do movimento é garantir que o Plano Municipal seja executado o que prevê reforma, adequação e manutenção dos equipamentos culturais do município, como é o caso dos museus, teatros, Escola de Música, Centro Cultural da RFFSA e bibliotecas.
A Conferência Municipal de Cultura do Crato realizada em março do ano passado aprovou a destinação de no mínimo do 2% orçamento municipal para cultura. Essa reivindicação já sendo realizada pelos movimentos sociais de cultura desde 2012.