Nota de pesar do MAM – Óscar Macêdo, presente!

Aos nossos mortos, nenhum minuto de silêncio, mas toda uma vida de luta.

O MAM Ceará recebe com profunda tristeza e imenso pesar a notícia do falecimento do companheiro Óscar Macêdo, da comunidade de Bandarro, em Quiterianópolis – CE.

Óscar foi um grande companheiro de luta, referência de coragem, compromisso coletivo e resistência popular. Atuou firmemente na linha de frente da organização do território, enfrentando os impactos e os malefícios causados pela mineração nas comunidades de Quiterianópolis. Sua atuação sempre esteve marcada pela defesa intransigente da vida, da terra e dos direitos do povo.

Homem íntegro, de caráter inabalável, Óscar transformou sua inquietude em ação política e sua força em esperança coletiva. Sua trajetória deixa marcas profundas na luta popular e na memória de todos e todas que caminharam ao seu lado.

Que sua história siga como semente, brotando nos corações daqueles e daquelas que ousam sonhar e construir um novo mundo, baseado na justiça social, na dignidade e na soberania dos povos sobre seus territórios.

À família, aos amigos e à comunidade de Bandarro, expressamos nossa solidariedade e nosso compromisso de seguir firmes na luta que Óscar ajudou a construir.

Óscar Macêdo, presente!
Presente!
Presente!