
O Ponto de Cultura Nova Vida, na Comunidade do Gesso (Crato/CE), realizará durante o mês de abril, no período da tarde, a Oficina de Tranças. A iniciativa tem como objetivos contribuir para a complementação de renda familiar e promover a afirmação identitária por meio da cultura afro-brasileira.
As participantes aprenderão técnicas de tranças em diversos tipos de cabelo, com base na tradição cultural africana. As inscrições estão abertas até sexta-feira, 04 de abril, das 14h às 17h, na sede do Nova Vida (Rua São Francisco, 58, Pinto Madeira).
A oficina será ministrada por Natalha Grande e Miriele Tenório, com abordagens teóricas e práticas. O trançado de cabelos tem intrínseca ligação com a história dos povos africanos escravizados no Brasil. Natalha Grande, integrante do Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec), destaca a importância ancestral e cultural da atividade. Ela frisa que esse trabalho é uma forma manter a cultura viva e também de proporcionar autoestima. Natalha Grande diz que o ato de trançar os cabelos não é para esconder os cabelos mas reafirmar a história e identidades.
A oficina é voltada para 08 participantes, entre 13 e 20 anos, prioritariamente moradores do Território Criativo do Gesso (bairros: São Miguel, Santa Luzia, Pinto Madeira, Palmeiral e Centro).
SERVIÇO:
📌 Oficina de Tranças
📍 Local: Ponto de Cultura Nova Vida (Rua São Francisco, 58 – Pinto Madeira)
📅 Inscrições: Até 04/04 (sexta), das 14h às 17h
🗓 Período da oficina: 08 a 30 de abril
⏰ Horário: Terças e quintas, das 14h às 16h30