Foto: Ricardo Alves
Nos próximos dias 26 e 27 de Abril, às 8 horas da manhã, no Postim Cultural, em Crato, acontece oficina de Xilogravura Lambe Lambe com mediação do Mestrão Carlos Henrique Soares. O público-alvo do encontro serão os discentes do professor do curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri-URCA e doutorando Antonio Marcos Gomes da Silva, pesquisador da Literatura de Cordel. As disciplinas ministradas aos discentes vêm contribuindo no decorrer dos semestres e culminando em um processo didático interdisciplinar envolvendo a literatura de cordel e suas ligações na articulação com a comunidade do Mutirão.
As artes urbanas, em especial o grafite, stencil, o lambe-lambe e diversas formas de intervenção urbana ou até mesmo as grafias no estilo pichação tem tido um papel fundamental na história da humanidade, pois para além da comunicação direta exercida pelas mesmas, terminam por apontar o direito e o acesso à cidade que muitas vezes são negados. A arte urbana termina por denunciar ao dar cor às estruturas urbanas abandonadas dificultando o direito do ir e vir. É neste contexto que mais uma vez a comunidade do Mutirão em Crato será ocupada e palco de experimentação e vivências no campo das artes visuais.
Você pode participar da ação levando o seu material. A cidade será discutida por meio das artes urbanas. Esta ação é parte da “Mostra Do Popular ao Urbano”, realizado pelo Coletivo Ensaio Aberto. Este projeto recebeu fomento da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, com base na Política Municipal de Cultura Viva, Lei n° 3.799/2021.
Carlos Henrique Soares
Carlos Henrique Soares é nascido e criado na cidade do Crato (CE). Artista escultor autodidata, desde 1984 começou a trabalhar com xilogravura para capas de cordéis. Atuou como xilógrafo oficial da Academia dos Cordelistas do Crato, do ano 2000 à 2012, ocupando a cadeira de número 20. Criador do espaço XICRA – Xilogravuristas do Crato, o artista Carlos Henrique Soares, que assina artisticamente como Carlos Henrique, participa também de articulações nacionais e internacionais. Além disso, ele pinta, desenha, esculpe, imprime, faz colagens e pinta murais, entre outros.