
A série em áudio será composta por cinco episódios temáticos e é parte do projeto de mapeamento de artistas LGBTQIAPN+ de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, apoiado pela Lei Paulo Gustavo.
Está em fase de produção o podcast Fazendo Arte LGBTQIAPN+ no Cariri, uma série inédita em cinco episódios que destaca a produção artística de pessoas LGBTQIAPN+ da região do Cariri cearense. Com foco em artistas de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, os episódios se dedicam às linguagens do teatro, artes visuais, arte drag, performance, literatura, música, audiovisual e dança.
Idealizado pelos artistas Rodrigo Tomaz, Maurício Júnior e Júlia Kariri, o projeto tem como objetivo documentar e divulgar a produção de artistas LGBTQIAPN+ que, entre os anos de 2010 e 2020, desenvolveram obras ligadas às suas vivências e identidades, em diferentes linguagens artísticas. A partir de uma pesquisa de campo, foram reunidos registros, entrevistas, fotografias e materiais que agora ganham novas camadas de acesso por meio do podcast e de um catálogo digital, ainda em fase de finalização.

As conversas são conduzidas com artistas que participaram da pesquisa, como o ator Edceu Barboza, a artista visual INDJA, a drag queen MALINA, a cantora Carla Ribeiro e a escritora Estrela do Sul, ampliando os diálogos sobre produção artística, memória, resistência e representatividade no interior do Ceará.
Nas palavras da equipe, trata-se de uma ação fundamental para garantir o registro e a circulação de memórias artísticas historicamente invisibilizadas: “O Cariri abriga uma produção pulsante e diversa de artistas LGBTQIAPN+, muitas vezes marginalizada pelos circuitos culturais formais. Com essa pesquisa e o podcast, queremos contribuir para que essas vozes sejam ouvidas e reconhecidas como parte essencial da história cultural da região”.

O podcast Fazendo Arte LGBTQIAPN+ no Cariri será lançado no início do segundo semestre de 2025 nas principais plataformas de áudio. O material contará com recursos de acessibilidade como linguagem simples e audiodescrição, a fim de expandir o acesso ao conteúdo por diferentes públicos. As gravações ocorreram com apoio da Rádio Unaé e do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo. O lançamento pode ser acompanhado por meio das redes sociais do Projeto: @projeto.artistaslgbtcariri.
O trabalho é um desdobramento do projeto Artistas LGBTQIAPN+ do Cariri: Território, Políticas e Poéticas no Interior do Ceará na Década de 2010-2020, contemplado pelo Edital Cultura e Arte LGBTI+ 2023, na categoria Memória Cultural LGBTI+, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio da Lei Paulo Gustavo.