Imagem: Divulgação.
Ocorre nesta terça-feira (05), às 19 horas, exibição do documentário “Torre das Donzelas”, numa edição especial do projeto PontoDoc, da EPUCA, em parceria com o Ponto de cultura Casa Ucá. O doc narra a história de um grupo de mulheres presas políticas que ocupou uma cela do presídio Tiradentes, em São Paulo.
Muitas dessas mulheres foram companheiras de cela da ex-presidenta Dilma Rousseff. Ao quebrarem o silêncio 40 anos depois, contam como viveram juntas no cárcere sob a ditadura militar. Uma das personagens do trabalho é a advogada Rita Sipahi (SP), que participará de uma das rodas de conversa da 8ª Semana Freiriana do Cariri, na noite do dia 18 de Setembro.
Rita é ex-militante da Ação Popular (AP) e foi presa política durante a ditadura civil-militar brasileira iniciada em 1964. Atualmente é conselheira da Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. No filme, além de Rita, todas as demais mulheres revelam tudo o que passaram em relatos carregados de muita emoção.