Foto: Thiago Carvalho
A parceria entre o Caldeirão Ponto de Cultura e o Projeto Nova Vida reconhecido também como ponto de cultura, possibilitou na tarde do dia 10 de junho, a realização de uma oficina de figurino para espetáculo, ministrada pela figurinista Cristiane Romão com formação em artes visuais pela Universidade Regional do Cariri. Um total de 16 alunas/alunos participaram da oficina, sendo eles oriundos de grupos de dança local, do curso design de modas da UFCA e do Curso de costura do programa Primeiro Passo articulados pela professora Maria Renata, além das presenças da dançarina e coreógrafa do Projeto Nova Vida Edilania Rodrigues, do coordenador do caldeirão Ponto de Cultura Júnior Pessoa e assessor Thiago Carvalho, do fotógrafo Ricardo Alves e Maria Renata professora de costura.
Foto: Thiago Carvalho
A Oficina Processo criativo de figurino para espetáculos e a vivência com a artista Cristiane Romão, buscou mergulhar no universo da moda e dos figurinos de espetáculos, compartilhou suas técnicas de processo criativo levando uma jornada de descobertas visuais e croquis de moda deslumbrantes! Os participantes também puderam contribuir falando e mostrando um pouco de seus processos criativos com as artes visuais em especial um olhar voltado aos figurinos.
Junior Pessoa integrante do Caldeirão Ponto de Cultura destaca que atividades realizadas em rede proporciona uma atuação relevante para as comunidades artísticas e oportuniza a transformação dos agentes sociais, fortalecendo as organizações artística e a preservação da cultura.
Para Hermano José gestor do Projeto Nova Vida com boa vontade, criatividade e parcerias é possível se fazer muita coisa acontecer em prol das comunidades sem se prender apenas em grandes orçamentos e discursos envoltos na burocracia.
Esta ação faz parte do projeto Circuito Caldeirão das artes urbanas desenvolvido pelo Caldeirão Ponto de Cultura o projeto recebeu fomento da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, com base na Política Municipal de Cultura Viva, Lei n° 3.799/2021. E contou com o trabalho em rede dos pontos de cultura Projeto Nova Vida, Coletivo Camaradas e Coletivo Ensaio Aberto.
O Cultura Viva busca potencializar as energias sociais e culturais, articular a produção cultural local e promover o intercâmbio entre linguagens artísticas e expressões simbólicas, além de gerar renda e a apropriação cultural, apoiando o desenvolvimento de uma rede horizontal de articulação, recepção e disseminação de iniciativas e vontades criadoras.