A Comissão Cearense do Cultura Viva realizará nesta terça-feira, 19, às 14h, na Escola Profissionalizante Violeta Arraes, o Encontro dos Pontos de Cultura do Crato. O objetivo do encontro é discurtir sobre atuação da rede municipal do Cultura Viva e a participação no V Fórum Cultura Viva Ceará que acontecerá nos dias 23 e 24 de julho, na capital cearense.
O Crato tem 31 pontos reconhecidos pelo Município e 06 pelo Estado do Ceará. A Lei nº 3.779/2021 que institui a Política Municipal Cultura Viva do Crato é baseada na lei estadual elaborada com a contribuição da Comissão Cearense do Cultura Viva.
O Cultura Viva foi criado no Brasil, em 2004, nos governos Lula e Dilma e é considerada uma politica revolucionária no campo da cultura pelo seu caráter de transversalidade e reconhecimento dos movimentos sociais de cultura.
A expectativa dos Pontos de Cultura do Crato é a consolidação da Lei no Município com a realização de editais que proporcionarão o repasse de recursos financeiros para o fomento e a manutenção das ações e dos espaços dos grupos.
O V Fórum Cultura Viva Ceará deverá reunir organizações culturais dos municípios cearenses que atuam em varias áreas das culturas e das artes. O fórum deverá discutir questões como atuação dos Pontos de Cultura na América Latina, Brasil e Ceará e as estratégias do movimento no campo das atuação políticas e a posição para as eleições de 2022. No Governo Bolsonaro a Política Pública do Cuitura Viva foi sucateada e deste o início da sua gestão não foi relaizado nenhum edital.
2 comments
Parabenizo a iniciativa dos pontos de cultura do Crato, que fique de exemplo para as demais regiões do Estado do Ceará. Gratidão! Mestre Griô de Cultura Oral Popular Márcio Pena do Ponto de Cultura Arte na Praça sou ponto de cultura desde 2004.
Bons ventos CARIRIENSEs saúdam você tudim🌹🦋
Parabéns por essa união com foco na cultura.
gerações precisam deste ensinamento que gera conhecimento em escala, enfatizando nossas raízes e ligação com a arte, cultura e mundo.