Foto: Flávio Pinto News
Na última terça-feira (06), na sede da prefeitura, o prefeito do Crato, Zé Ailton, dialogou pela primeira vez sobre os 2% do orçamento municipal para Cultura. Na oportunidade, o gestor municipal recebeu ofício da Comissão Municipal Cultura viva solicitando audiência para discutir o percentual para o setor.
Representantes do movimento colocaram a importância de ampliar o orçamento da Cultura para cumprir as metas do Plano Municipal de Cultura que deverá ser aprovado ainda esse ano.
O prefeito se comprometeu a se reunir com os representantes do movimento e o secretário de Cultura, Amadeu de Freitas, na próxima semana. A intenção é estudar saídas para garantir a histórica luta do movimento cultural que teve início em 2012, no Crato.
Alexandre Lucas, integrante da Comissão Cearense do Cultura Viva, avalia que o canal de diálogo com o prefeito foi aberto. Lucas destaca que os 2% do orçamento para Cultura é fundamental para que o Município possa atender as diretrizes apontadas no Plano Municipal de Cultura que é resultado da participação da do sociedade e que é um mecanismo de continuidade e acompanhamento da política pública.
A reunião contou com representantes dos Pontos de Cultura Ensaio Aberto, Mensageiras da Paz, Coletivo Camaradas e do Terreiro do Mestre Roxinha.