Foto: Arquivo Pessoal/Morador do Gesso
A Prefeitura do Crato divulgou no seu perfil do instagram notícia distorcida sobre a limpeza do Sítio Urbano do Gesso. De acordo a divulgação na rede social da prefeitura, “no último sábado, 13, o dia foi de mutirão de limpeza na comunidade do Gesso, contemplando o Sítio Urbano e Quadra Local”.
No entanto, segundo a Lei 3.612/2019, que reconhece o Sitio Urbano do Gesso, a área está “localizada às margens da linha férrea, na extensão da Rua Monsenhor Juviniano Barreto, entre a Estação Crato do Metrô e a Escola Profissionalizante Maria Violeta Arraes Gervaseau”. A Secretaria de Serviços Públicos realizou o trabalho de limpeza apenas no entorno da quadra do Gesso, no dia 13.
A notícia da prefeitura causou indignação na população. A moradora e cuidadora do Sítio, Adriana Andrade, disse que a prefeitura do Crato postou nas suas redes sociais que tinha feito um mutirão de limpeza na comunidade do Gesso. Ela contesta a informação e diz que foi feito capinagem apenas no entorno da quadra. Adriana destaca que “o Sítio Urbano acaba ficando totalmente desprezado”. Ela reclama ainda do lixo, entulho e matagal na comunidade do Gesso.
Outro morador da comunidade usou da ironia para manifestar a sua indignação e fez uma placa como dizeres: “Rua abandonada. Limpa-me”.
Em contato com a Secretaria de Serviços, a informação é que equipe de limpeza estaria realizando os trabalhos no último sábado (20), o que não aconteceu.