Foto: Paulo Rossi
Em reunião realizada na última sexta-feira (03) pela manhã, o secretário de cultura do município de Crato, Amadeu de Freitas, afirmou que o pagamento referente ao edital Secult nº 03/2022 deve sair até o dia 10 de Março. A demora no repasse da verba deixou apreensivos os Pontos de Cultura, que têm na política do Cultura Viva a garantia da produção e difusão da cultura, garantindo acesso a esse direito.
Durante o encontro vários tópicos relacionados ao edital foram tratados, como a impossibilidade de mudar o que foi colocado nos itens sobre compra de equipamentos ou pagamento de serviços do projeto feito por cada ponto de Cultura. Além disso, os orçamentos não devem ser menores que o valor firmado em documento. Amadeu também falou sobre a prestação de contas, a necessidade de guardar notas fiscais para comprovação, relatórios completos e deu prazo para que os pontos de cultura que tiveram alguma irregularidade na papelada ajustem os seus orçamentos. Diversos representantes da cultura cratense estavam presentes.
O secretário de cultura afirmou ainda que não se trata de burocracia, mas apenas de garantir a execução do que está previsto no plano. Ele destacou a necessidade de fazer tudo dentro dos devidos trâmites, para que não seja gerado nenhum problema. Garantiu, ainda, que a Secretaria de Cultura está à disposição para ajudar no que for preciso. Ao final, respondeu junto a sua equipe as dúvidas dos presentes.
Para Pessoa Jr, do Caldeirão Ponto de Cultura, que estava presente no encontro, o momento foi “objetivo” e importante, pois os pontos precisavam “reequiparar os projetos”. Ele conta que a reunião foi esclarecedora e que agora cabe aos pontos “fazer as atualizações dos dados, que estavam desfasados com o atraso do próprio repasse do município”. “Agora é botar a mão na massa, atualizar e botar as atividades para desenvolver”, finaliza.