Na última sexta-feira( 29), a Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Serviços Públicos fez retirada indevida de árvores da espécie “Nim Indiano”, localizada no espaço do Ponto de Cultura Mensageiras da Paz, na Comunidade do Mutirão, onde são desenvolvidas as atividades do Postim Cultural e da Rádio Cafundó. As árvores foram retiradas sem autorização do próprio órgão responsável do Município, que no caso é a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo.
Duas árvores plantadas há mais de uma década foram retiradas do espaço em que são realizados bingos, feiras e apresentações culturais, o local funciona como o único equipamento cultural da comunidade. Um ponto de mototáxi também funcionava na sombra das árvores.
Segundo o presidente do Ponto de Cultura Mensageira da Paz, Francisco Nascimento, a ação equivocada da Prefeitura gera enormes prejuízos para o movimento comunitário, cultural e o meio ambiente. “Vivenciamos um grave processo de aquecimento da cidade por conta do asfaltamento sem planejamento no município”, diz o presidente. Nascimento acrescenta que esperava que houvesse incentivos da prefeitura para ampliar os trabalhos ambientais na localidade, não a derrubada de árvores sem justificativas legais.
É vim grande equívoco, talvez por não dá divido reconhecimento e valorização só meio ambiente. Uma postura que sempre foi prática de gestores em convudir tombamento com derrubamos. Com isso a cidade sofre as consequências e respostas da natureza. A falta de educação ecológica não condiz com a nossa realidade em pleno século xxl.