Cubo Galeria é o nome do projeto aprovado no edital da Lei Paulo Gustavo no Crato que será desenvolvido em escolas públicas e em praças. O projeto terá a mediação do pedagogo e artista-educador Alexandre Lucas. As ações serão realizadas de fevereiro a maio deste ano.
A proposta do trabalho é desenvolver oficinas de autorretrato com os estudantes visando provocar a discussão sobre arte-vida. Para o educador Alexandre Lucas, não é uma oficina para ensinar a fazer autorretrato, mas para pensar sobre o processo de criação artistica e estética.
Os trabalhos produzidos pelos estudantes serão expostos no espaço urbano, tendo como suporte um cubo metálico, onde o público poderá interagir. Lucas destaca que a intenção é promover a aproximação entre artista, obra e público. A população poderá levar parte da exposição para casa, como: adesivos, desenhos e memórias.
Inicialmente estão agendadas oficinas nas escolas: EEFMI Estado da Bahia, EEF Dom Quintino e no Colégio Municipal Pedro Felicio Cavalcanti. Outras escolas deverão ser incluídas.
O projeto é realizado com recursos do Governo Federal repassados por meio da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo e aprovado Chamamento Público Nº 013/2023, da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.