Quem é a Padroeira da extinta cidade de COCOCI no sertão do Ceará?

Antes de iniciar o relato, venho por dever de justiça comunicar aos nossos leitores de que a primeira vez que ouvi falar em COCOCI, foi por ocasião de uma das aulas da pós-graduação (2014) do curso de Língua Portuguesa e Literatura, ministrada pela Profa. Dra. Eneida Feitosa, na Universidade Regional do Cariri URCA. Na ocasião, ela descreveu de forma apaixonada tudo sobre COCOCI, despertando em nós o desejo de conhecer e de estudar este lugar. E agora neste 2025 fui surpreendido pelo amigo que conheceu COCOCI! No Sertão dos Inhamuns no Ceará um acontecimento muito curioso marcou o cotidiano profissional do artista plástica e restaurador de obras sacras o senhor Afonso Silva, que é Cratense. Ele foi convidado (neste ano de 2025) para restaurará a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição que é padroeira do então lugar hoje distrito de COCOCI – pertencente a cidade de Parambu (CE).
O artista Afonso Silva, expressou a sua opinião para o Cultura em Debate, afirmando que foi um momento com grande alegria de ter ido realizar este trabalho numa “cidade fantasma”, que historicamente mantém neste povoado uma linda Igreja localizada no semiárido do sertão Cearense. Aos olhos do artista, a paisagem e os prédios ainda de pé e outros em ruínas mostra-se que apesar do tempo tem despertado o universo imaginário da população local, dos visitantes e turistas que lá anualmente aparecessem.
Para a Profa. Maria da Conceição Feitosa, destaca que: – “A ideia de convidar o profissional Afonso Silva, surgiu a partir das colaborações artísticas que ele já havia feito, de forma pontual, na nossa unidade de ensino”. “Ao receber o convite, ele demonstrou certa hesitação, pois ainda não conhecia a região. No entanto, ao chegar, foi bem acolhido pela comunidade e rapidamente se enturmou com todos. Ela finalizou: – “Seu trabalho foi realizado no altar centenário da Igreja da Imaculada Conceição de Maria, padroeira da família Feitosa e símbolo de fé nos Inhamuns”. “O altar, em estilo barroco, é um patrimônio estimado e cuidado com zelo por toda a comunidade”.
CONFIRA NAS NOSSAS PRÓXIMAS PUBLICAÇÕES – MAIS DETALHES DE COCOCI.