O Seminário de Comunicação Popular do Cariri será realizado no período de 18 a 24 de novembro, em formato virtual. O evento reúne jornalistas com atuação nacional e ativistas culturais. A transmissão será pelo canal do YouTube do Coletivo Camaradas e a página do Facebook da Rádio Cafundó. A iniciativa é de uma rede rádios livres e comunitárias.
O evento será composto de mesas temáticas, oficinas e o lançamento oficial da Rede Cariri Rádios Livres. O jornalista
Inácio Carvalho, editor-chefe do Portal Vermelho, e Renata Mielli, coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e ex-coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação serão alguns dos nomes presentes no evento.
Para o coordenador da Rádio Cafundó, Francisco Nascimento, o seminário surge a partir da aproximação que vem ocorrendo entre Web rádios e difusoras comunitárias da região. Ele destaca que desde a criação da Rádio Cafundó, existe uma articulação para potencializar uma rede de comunicação voltada para os movimentos sociais. Nascimento enfatiza que uma das características comuns entre essas iniciativas é de terem programações que influenciam o protagonismo e a visibilidade das comunidades. O coordenador acredita que essas rádios amplificam novas vozes, anseios e projetos culturais para além de suas fronteiras.
O seminário é encabeçado pela Rádio Cafundó em parceria com a Rádio Literária Carrapato, Rádio Livre Universitária e Coletivo Camaradas.
A ideia é que ao final do Seminário seja criado um Podcast do evento.
O Seminário é apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura do Crato, por meio do Fundo Municipal de Cultura no edital de patrocínio de projetos culturais.
A programação completa pode ser conferida nas redes sociais da Rádio Cafundó.