A II Semana do Sítio Urbano do Gesso acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro, na Praça da Comunidade do Gesso no Crato, com o tema: urbanização Social e redução dos Impactos ambientais, o evento pretende fortalecer e dar visibilidade a experiência de agricultura popular e urbana desenvolvida na localidade e que se tornou Lei Municipal em 2019.
A programação contará com a participação das escolas que compõe o Território Criativo do Gesso e constará de oficinas, distribuição de mudas, orientações ambientais, feiras, lançamento do georreferenciamento da localização e identificação das plantas e roda de conversa.
A arquiteta e urbanista Clara Benjamim, o secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, a doutorando em Agroecologia, Verioní Bastos e o pedagogo Alexandre Lucas discutiram a temática do evento: urbanização Social e redução dos Impactos ambientais, no dia 28, às 15h30.
O Laboratório de Geoprocessamento e Herbário Cariri, vinculados à Universidade Regional do Cariri – URCA estão desenvolvendo o mapeamento e a identificação das plantas que compõe o Sítio Urbano do Gesso.
A iniciativa é do Coletivo Camaradas e conta com a parceria do Movimento Camponês Popular – MCP, Laboratório de Geoprocessamento da Universidade Regional do Cariri – LabGeo, Herbário/URCA, FATEC Cariri, Ponto de Cultura Paraiso dos Caipiras, Nova Vida, Rádio Cafundó, SAAEC, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios – LACITE/UFCA.