Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Canindé-CE (STTR), realizou eleição no último domingo (17/08/25)

Redação: Prof. Andson Andrade

Fundado em 20 de outubro de 1968, o STTR, “foi marcado pelas relações desiguais no campo” no que tange aos “patrões e trabalhadores, além da alta concentração de terras nas mãos da minoria do povo camponês Canindeense”. Estes foram os principais motivos para criação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais STTR de Canindé-CE, entidade sindical que já caminha para seus 57 anos de atuação, em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Veja mais: Documentário Deus e o Nosso Sindicato: a história do STTR de Canindé- Ceará (1968-2016).

IMAGEM: Momento do comunicado da vitória da Chapa do STTR – 2025.


No dia 17 de agosto de 2025 a comissão eleitoral do STTR – Canindé/CE, coordenou as eleições durante toda manhã e tarde de domingo da presente data citada. A convocação de todos os sócios ocorreu anteriormente na data especificada nos editais da entidade sindical e todos que tiveram aptos a votar gozando do pleno direito com suas contribuições sociais, participaram das eleições – 2025. O pleito eleitoral do STTR, se deu dentro da normalidade e ocorreu no horário compreendido das 08 às 16 horas. Quanto aos locais de votação, a sede do STTR, além de diversas comunidades rurais receberam as urnas com seus respectivos mesários, onde transcorreu sem alteração.
A Secretária de Formação Sindical da FETRAECE, membro da comissão eleitoral, a senhora Elisangela Fernandes, que acompanhou todo o processo de votação, comunicou ao Jornal Leia Sempre Brasil, que a eleição contou com a: – “participação de um total de 580 agricultoras e agricultores familiares, foi um processo muito democrático, transparente e ético”. Ela destacou ainda que: “a agricultura familiar tem muitos desafios foi uma vitória de um sindicato, muito bem organizado que representa os trabalhadores que luta em defesa da agricultura deste município, o presidente eleito “Heltim” é vereador e tem feito um grande trabalho na representação da agricultura familiar; é bem verdade, apesar dos esforços do sindicato, a vida na agricultura familiar não é uma vida fácil, não é simples; estes desafios o sindicato precisa pensar novas estratégias que o agricultor consiga produzir e comercializar a sua produção de forma que se tire os atravessadores que muitas vezes lucram em cima da produção da agricultura familiar em que essa produção chegue diretamente no comércio; que as pessoas consigam lucrar de forma adequada em que as pessoas tenham uma vida digna, produzindo com qualidade e que as famílias tenham rentabilidade; que as novas tecnologias venham pra ajudar o homem e mulher do campo”.
Concluiu afirmando que: – “o papel do sindicato é fundamental na luta pela terra, na luta pelo crédito, na luta por água essa é a nossa bandeira de luta, bandeira de luta do sindicato de Canindé é a nossa bandeira”.

CONTAGEM TOTAL DOS VOTOS
683 – Estavam aptos a voltarem no STTR – 2025;
580 – O total de voto válidos foram obtidos pela chapa única encabeçada pelo atual presidente Antônio Wellington Sousa Uchoa – conhecido por “Heltim do Sindicato”
85,36% – Onde a atual chapa fez percentual total de votos válidos, sendo considerado uma reeleição bem expressiva para uma Chapa Única.
Em breve terá a posse da diretoria do STTR de Canindé/CE, que já tem uma data prevista para acontecer, até o dia 17 de setembro de 2025. Quando a diretoria confirmar a data oficial as autoridades municipais e todos representantes do segmento serão convidados a comparecer ao evento.