Foto: Instagram Terreiro das Pretas
O Ponto de Cultura Terreiro das Pretas apresentará mais uma edição do Cinemáfrica nesta terça-feira (07), às 19 horas, na sua sede localizada na estrada de Santa Fé, nº 70. Esta edição terá a exibição dos documentários “Mestra Margarida”, que tem a direção de Betão Aguiar e “Lá no meu quintal”, direção de Gabriela Romeu e Marlene Peret. O encontro terá ainda uma roda de conversa sobre “Pretalogia, ancestralidade e Educação”, além dos rituais da fogueira e da mesa solidária, onde os participantes partilham suas comidas.
O Cinemáfrica é realizado há cerca de seis anos pelo Ponto de Cultura Terreiro das Pretas e o Grupo de Valorização Negra do Cariri – Grunec e tem a parceria do Nedesa, Negrer, IFCE Juazeiro, Proex/URCA e Coletivo Oliveiras.
Para a representante do Ponto de Cultura Verônica Carvalho, o Cinemáfrica é mais que exibições de filmes e documentário. Ela destaca que o evento tem potência por conta dos debates, lançamentos de livros, rituais e partilhas. Verônica enfatiza que uma das maiores dificuldades é um transporte que possibilite a participação das pessoas que residem na zona urbana e na própria zonal rural.
Essa edição está sendo contemplada pela Temporada de Arte Cearense – TAC, da Secretaria de Cultua do Estado do Ceará – Secult/CE.