O Coletivo Camaradas criará Plano de Comunicação para contribuir com o desenvolvimento do Território Criativo do Gesso. O objetivo é dar visibilidade à atuação das organizações que atuam na cultura de base comunitária na localidade.
A cada dia vem se consolidando o conceito do Território Criativo do Gesso, que teve início em 2015. O Território é composto de cinco bairros da cidade do Crato, onde fica situada a comunidade do Gesso e funciona como uma rede articulação e integração territorial.
O Plano de Comunicação servirá como um manual de orientação jornalístico direcionado às entidades que desenvolvem atividades no Território. Além do Coletivo Camaradas, outras organizações têm ações permanentes, como é o caso do Museu e Escola de Artes Raimunda de Canena, Terreiro do Mestre Roxinha, Scan, Ponto de Cultura Paraiso dos Caipiras, Alforria Capoeira, Projeto Nova Vida, Espaço Capoeira Professor Ricardo, Soafamc, Batalha do Cristo, entre outras.
Para a jornalista Bruna Vieira, que coordena os trabalhos de elaboração do Plano de Comunicação do Território Criativo do Gesso, essa ação permitirá mais assertividade na divulgação das ações das organizações. “A comunicação institucional realizada com preceitos profissionais contribui não só para ampliar a visibilidade dos projetos desenvolvidos, como também, para fazê-lo de forma direcionada e unificada. Os resultados podem ser percebidos em pouco tempo”.
O Plano de Comunicação faz parte das ações do Projeto aprovado no edital Prêmio de Fomento à Cultura e à Arte do Estado do Ceará – Secult/CE, através da Lei Aldir Blanc.